Deixa eu te dizer...

terça-feira, 19 de maio de 2020

Um Salmo para os Homens



Salmos 15.

Se por um lado o Salmos 14, nos apresenta a loucura do homem natural, no Salmos 15, nos é apresentado o caráter ideal de um homem que Deus aprova.
Há no Salmo 15 um retrato maravilhoso e respeitável desse homem abençoado que poderá habitar na presença de Deus por toda eternidade.
Alguém que demonstra um comportamento digno de um seguidor do Mestre e que espelha sua sabedoria e verdade.
Enquanto no verso 1 nos faz a brilhante pergunta: “Quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?”
O texto revela para nós, por meio de Davi como compositor, nos versículos 2 a 5, uma descrição maravilhosa de um homem piedoso – um homem que deseja ser santo como Deus é santo.
As características citadas abaixo identificam as disciplinas que nós seriamente deveríamos cultivar em nossas vidas, se desejamos realmente fazer a diferença no mundo hoje e sermos identificados como cidadãos do céus.
Enquanto observamos cada palavra, cada sentença dessa poesia, afirmo que é necessário absorver e aplicar a nós cada mensagem contida nas entrelinhas.
Depois disso nos restará apenas nos prostrar diante do Senhor e permitir que sua própria Palavra molde nosso caráter, nossos pensamentos.
Aqui estão diante de nós algumas das disciplinas que nós deveríamos cultivar.

1. Viva um compromisso com a integridade.
Um homem piedoso é descrito primeiro como alguém que “anda com inteireza, e faz o que é justo” (Salmos 15.2a).

O andar exemplifica a integridade. Em outras palavras, ele é o que ele parece ser; ele é o que ele diz que é.
A sinceridade aqui deve ser o alvo no caminho do justo. O Senhor nos ordena que nos santifiquemos (1 Pe. 1.15,16) e nos dá capacidade de nos santificarmos (2 Ts. 2.16, 17). O réprobo é desprezado.
Percebemos como é desafiador para muitos homens agir com integridade. Essa é a condição vivida por muitos, principalmente quando se deparam em situações onde devem decidir em agir corretamente ou ter algum tipo de prejuízo.
A piedade é caracterizada pela internalização da Palavra de Deus – ser um praticante dessa mensagem, e não somente um ouvinte. (Veja Tiago 1:22-25.)
Um andar piedoso é guiado pela integridade e mostra obras de justiça, aprendidas com a verdade das Escrituras.

2. Línguas controladas pela verdade internalizada.
Davi continua dizendo que uma pessoa piedosa “fala a verdade de coração, e não difama com sua língua” (Salmos 15.2b,3a).

Não somente ele caminha com integridade e faz o que é justo, mas é a verdade que ele vive dentro e fora.
Ele não calunia com a sua língua porque ele não é um fofoqueiro malicioso, sobre o qual Paulo falou em 2 Timóteo 3.
Quantas vezes falamos de alguém para alguém em que apenas ouvimos falar, mas nunca tivemos algum contato com ela.
Nós precisamos modelar nosso comportamento nas oportunidades em que não temos conhecimento de primeira mão de uma determinada situação e assim precisamos escolher permanecer calados para que não acusemos a outrem falsamente.
E é fundamental estabelecer uma cultura para que uma vez os pais vivendo dessa forma, os filhos sejam ensinados com esta verdade desde cedo.
“Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã” (Tiago 1:26).
Este é um princípio básico: Se você não faz parte do problema, ou da solução, você não deveria, em primeiro lugar, discutir o problema, porque isso é difamação.
Provérbios 6:16 relata sete coisas que Deus abomina. Aquele que semeia falsos relatos sobre os outros vem logo depois das imoralidades grosseiras de um viver licencioso.
Um homem piedoso não só interiorizará a verdade, caminhará com integridade, e agirá com retidão, mas ele também falará a verdade no seu coração e para os outros; ele não caluniará com a sua língua.

3. Corações governados pelo amor do alto.
No Salmo 15.3b, Davi diz que um homem piedoso “não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho”.

 Isto é o que nós como crentes no Senhor somos convidados a deixar Deus fazer em nossas vidas. É necessário pedir a Ele para fazer deste versículo uma realidade em nossa experiência diária.
Tiago 3:17 declara “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento”.
Tal homem será caracterizado por viver a sabedoria de Deus em tudo que faz ou diz.
Devemos imaginar que quando um amigo escuta e recebe uma acusação contra outro, isso pode ser devastador. Alguém que vive pela Verdade não fará uma coisa tão prejudicial.
A igreja tem estado ferida em sua maioria por cristãos que recebem acusações uns contra os outros – lutando, dividindo e falando mal dos outros.
Cristo disse, “Se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir” (Marcos 3:25).
Como a casa de Deus pode sobreviver com tal mal em seu meio? Um homem piedoso se comprometerá a não fazer mal ao seu próximo e a não aceitar uma acusação contra os outros.
Este é um compromisso gigantesco – mas com Deus é possível.

4. Pensamentos cativos por Deus no alto.
Davi continua descrevendo um homem piedoso como alguém que “Aquele cujos olhos rejeitam o desprezível, mas que também honra os que temem ao SENHOR.” (Salmos 15.4a-b).

Um homem piedoso valoriza demasiadamente os preceitos do Senhor, que ele valoriza seus referenciais.
Você sabe qual é o herói preferido do seu filho? Quem ele é? Se trata de alguém que tem uma vida governada por Deus.
Muitos mantém uma forte admiração por pessoas que não tem compromisso algum com o Senhor. Que vivem uma vida devassa ou promiscua.
Você deveria ter um herói que não tem honra nenhuma? Não, mesmo que essa pessoa seja o maioral em sua música ou esporte favorito.
Nós vemos hoje em dia, grandes atletas do cenário esportivo, que são vistos como os maiores naquilo que fazem, mas a grande maioria deles, tem tido uma vida de completa vergonha.
São milhares de reais para se pagar pensões, fianças e processos. São um péssimo exemplo a sociedade.
Isso seria possível acontecer também no meio cristão? Sim, muitos que são vistos como ícones, mas também não deixam de mostrar quem realmente são, através de escândalos que se tornam muito facilmente públicos, por meio dos canais diretos de comunicação (Redes Sociais, TV).
Antes de ver os outros como verdadeiros heróis e pensar que eles são “os maiores”, descubra de quem são as regras pelas quais eles estão jogando.
Eles estão jogando pelas regras que realmente valem – as regras de Deus?
Um homem piedoso valorizará tanto os preceitos do Senhor que ele escolhe os heróis que de fato glorificam a Deus.
Não somente o desprezível é rejeitado aos seus olhos, mas ele “honra aos que temem o SENHOR” (Salmos 15.4b).
O justo e o piedoso se tornam os heróis preferidos. Em lugar de desperdiçar tempo, dinheiro, energia e emoção nos heróis do mundo, se esforçando para impressionar aos seus semelhantes, um homem piedoso escolhe honrar aos homens provados pelo tempo e as mulheres de fé – na sua escola, lugar de trabalho, ou igreja que genuinamente amam e seguem a Cristo.
Muitos preferem contribuir por demasiado a falsos profetas da TV, que se apresentam como homens santos.
Meus irmãos nós temos servos de Deus fiéis e anônimos, sofrendo nos campos missionários a precariedade e outros tantos desafios enquanto não recebem a honra devida.
Recomendo a leitura de uma clássica obra: “O Livro dos Mártires” de John Foxe, Ed. Mundo Cristão.
Fazendo assim, esta prática também estabelece os modelos corretos para seus filhos.

5. Promessas mantidas pela verdade no íntimo.
Davi diz que um homem piedoso “não volta atrás, mesmo quando jura com prejuízo” (Salmos 15.4c).

Em Mateus 10, quando os apóstolos de Cristo foram enviados, Ele os instruiu para que aceitassem a primeira proposta de hospitalidade sempre que eles entrassem numa nova cidade.
Por que Ele disse isso? Antes de eles pregarem inicialmente, ninguém sabia quem eles eram. Normalmente, as pessoas mais humildes estenderiam um convite para comer com eles. (Elas acrescentariam um pouco mais de água ao cozido!).
Porém, uma vez que os apóstolos tinham pregado a primeira mensagem, o rico de repente diria, “Venha aqui para a colina – onde nós vivemos!”
O que os apóstolos deveriam fazer? Cristo esperava que eles mantivessem o compromisso deles com as primeiras pessoas que os convidaram.
 Um homem piedoso não mudará a sua decisão baseado em como ele será ajudado.
O modo de Deus é jurar com dano próprio; tome a decisão que é certa mesmo que te traga prejuízos e nunca mude por razões externas.

6. Objetivos vividos para a vida além de hoje.
Davi disse que um homem piedoso “não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente” (Salmos 15:5).

Em Israel, o juro era costumeiramente cobrado dos estrangeiros, mas nunca dos próprios Israelitas.
As pessoas em Israel não pediam dinheiro emprestado a menos que elas estivessem em necessidade.
Elas não faziam empréstimos em longo prazo; elas herdavam a terra; elas economizariam, comprariam, e então construiriam.
Mas quando elas estavam em necessidade desesperada, elas pediriam um empréstimo.
Nestas ocasiões, os Israelitas não tiravam proveito do aperto de outra pessoa. Um homem piedoso não tirará vantagem de alguém que está ferido.
Um homem piedoso não pode ser comprado; ele não aceita um suborno contra o inocente; ele não deixará que o inocente seja explorado porque isso beneficiaria a si mesmo.
Isso é ter um coração sensível e alinhado aos preceitos do Senhor. Ele também evita os subornos interiores que a ganância humana tenta justificar. Por exemplo, “se eu usar materiais mais baratos, eu terei mais lucro e levará anos até que meus clientes descubram”.

A Palavra de Deus nos dá conselhos para uma vida digna e correta na presença do Senhor.
Levando em conta que nós estamos realmente enfrentando tempos perigosos que podem facilmente atrapalhar-nos espiritualmente.
Davi identificou claramente as características de um homem piedoso que pode permanecer na presença do Senhor – aquele que absorve a verdade, fala a verdade, vive a verdade e não abre mão da verdade.
Um homem do tipo apresentado no Salmo 15 valoriza a verdade onde quer que ele a veja.
A Palavra de Deus se torna a sua vara de medir. Ele é honrado em seu andar com Deus, pois cada detalhe de sua vida está submetido ao critério da Palavra de Deus.
Isso é santidade; e este é o ideal de Deus para cada de nós!
Que Deus nos abençoe a aplique a sua verdade em nossos corações. De maneira que sejamos sempre identificados como homens de Deus, cidadãos do céus!



Ministrado por:
Pr. Alysson Diniz 


Nenhum comentário:

Postar um comentário