Deixa eu te dizer...

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Sabedoria na Pratica - Provérbios 1.29-33




Provérbios 1.29-33

É muito importante ouvir o que diz a Palavra de Deus, mas é muito mais importante obedecer e fazer o que ela diz, se queremos ser bem sucedidos em nossas vidas.
A Sabedoria enfatiza aqui neste texto que foi rejeitada pelos tolos, dizendo: “Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência”.
Do mesmo modo que na seção anterior, ela também revela que não é possível desprezá-la sem sofrer as duras consequências disso, de modo que os tolos “comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações”.
Esse princípio é conhecido como “lei da colheita,” ao qual o apóstolo Paulo também alude dizendo que “de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” (Gl. 6.7).
Para que não haja nenhum mal entendido, Salomão descreve bem esse processo ao dizer que “a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá”, resumindo, com isso, que os benefícios que os tolos buscam à custa da sabedoria são justamente a razão do seu mal.
Tudo isso já tinha ficado claro na seção anterior (vs. 25-28). A diferença é que, dessa vez, em lugar de simplesmente anunciar os efeitos da estupidez, a Sabedoria aponta a porta de escape desse destino terrível, dizendo: “Mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal”.
Normalmente, os insensatos desprezam os bons conselhos e os bons caminhos por achar que isso custará sua alegria e seu prazer.
Porém, esse texto mostra justamente o contrário, informando que tanto a “segurança” como o viver “tranquilo”, os quais o mundo procura na loucura dos seus atos, somente são alcançados se o homem buscar a sabedoria ensinada por Deus nas Escrituras, seguindo seu caminho e fazendo-lhe a sua vontade.
Assim, enquanto os tolos são atingidos justamente por aquilo que mais temem (v.26), os sábios vivem “sem temer nenhum mal”.
Ao informar os leitores a respeito desse escape das consequências da tolice, a Sabedoria também convida a cada um para que lhe aceite, assim como as palavras do Senhor.
Então, é preciso decidir logo se vai ou não usar o cinto de segurança, pois a velocidade dessa vida está só aumentando e as curvas são cada vez mais perigosas.
Você concordaria comigo se eu dissesse que podemos medir a eficácia da Sabedoria de Deus na nossa vida pelo efeito que ela tem sobre o nosso comportamento e atitudes?
Agora me diga uma coisa: Você costuma colocar em ação aquilo de mais importante que você aprendeu com a Palavra de Deus?
Tiago 1:22-25 - "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito."
Tiago exortando os crentes a acolher a Palavra da Verdade, nos mostra o que realmente isso significa, dizendo que a genuína aceitação das Escrituras é marcada por praticas reais dos seus ensinos.
Não alcançar este objetivo é iludir a si mesmo, achando que está tudo bem.
Ao contrário, a realidade da fé é demonstrado por uma vida obediente! Em suma, Tiago diz que o nosso ouvir deve ser acompanhado do nosso fazer.
O caráter de uma pessoa é conhecido pela sua conduta. Este é um teste infalível, pois o coração de cada pessoa determina o seu comportamento e suas emoções.
A Escritura diz em Pv. 23.7 que “assim como o homem pensa em seu coração assim ele é”.  Jesus disse que pelos frutos conheceríamos as arvores.
Hebreus 2:1-3 - "Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos. Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição,como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram."
Ler ou Ouvir a Palavra de Deus é um grande privilégio, mas que traz consigo grandes responsabilidades. Afinal de contas, corremos o sério risco de não termos compromisso algum com ela.
A Europa é famosa por suas belas catedrais. O problema com muitas destas estruturas magníficas é que, enquanto elas possuem beleza e grandeza física, os seus poucos membros estão espiritualmente mortos.
Na realidade, a maioria destas igrejas, que já foram alvos do grande mover de Deus na história, onde grandes pregadores, como Lutero, Wesley, Whitefield, Spurgeon, e muitos outros pregaram, hoje estes monumentais edifícios, nada mais são do que museus, visitados por turistas que ficam de boquiabertos com a arquitetura antiga.
Porque estas igrejas morreram, já que ouviram grandes homens de Deus? Porque, simplesmente ouviram, mas deixaram de praticar a Palavra de Deus. Eles foram ouvintes esquecidos.
A historia se repete outra vez! Nossos avós foram mais crentes do que nossos pais! Nossos pais foram mais féis a Deus do que nós. O que será dos nossos filhos, que serão menos crentes que nós.
Parece que estamos criando uma geração de apóstatas! Nossos netos por certo nem ouviram falar do nosso Deus. O resultado disso é porque somos meros ouvintes.
O que Salomão nos aponta em Provérbios é que estamos acumulando juízo sobre nossos ombros, pois estamos ouvindo um estoque de sermões expositivos, Cristocêntricos e bíblicos, mas não colocamos em pratica, e o nosso estado piora cada vez mais.

O que é preciso fazer para mudar essa história?

É preciso ter uma atitude humilde para com a Palavra de Deus. Uma atitude que provém de alguém que reconhece sua completa incapacidade e dependência dela.
E Ela não pode entrar em um ouvido e sair por outro.
Ela precisa ser enxertada, enraizada em nosso coração, para que possa crescer. Você deve receber a Palavra de Deus ou ele não pode te abençoar.
Pois somos salvos por aquilo que recebemos de Deus.
A Palavra de Deus é um banquete, mas se o homem só olha para ele não o recebe, ele vai embora tão vazio, quanto chegou.
Você deve receber a Palavra de Deus, não apenas nos ouvidos, mas na compreensão, guardar no coração, deixá-la limpar sua consciência e armazena-la como um bom tesouro.
Há um perigo enganoso nas igrejas modernas onde a Palavra da Verdade é fielmente pregada, onde cremos que simplesmente pelo fato de estarmos sentados e ouvindo uma pregação expositiva, de um Pastor piedoso, participando de uma igreja bíblica, e que isso vai resultar automaticamente no nosso crescimento espiritual.
Muitos crentes marcam suas bíblias, mas não conseguem permitir serem marcadas por ela e nem dirigir suas vidas.
Este é um engano perigoso na igreja moderna. Nunca pense que você está "seguro" e amadurecendo espiritualmente simplesmente porque você está ouvindo a Palavra.
O nosso problema não é falta de conhecimento da verdade, mas falta de obediência, falta de praticar a palavra.
Jesus disse em Mateus 7.24 que “quem ouve as minhas palavras e não as praticas, é como um homem insensato que constrói sua casa na areia”, virá a tempestade e a casa vai cair.

Onde podemos encontrar a verdadeira Sabedoria de Deus?

Há muitos livros que você pode ler para obter informação, conhecimento, estímulo intelectual, inspiração espiritual, diversão ou entretenimento.
Mas a Palavra de Deus é diferente, e esta é provavelmente a razão pela qual ela não é tão popular como outros livros: pois ela exige ação.
Ela exige uma decisão; ela requer atenção.
Diante dela ninguém pode ficar sem tomar uma decisão.
Até a indecisão é um decisão de não obedecer por seus mandamentos.
Você pode ler um livro de história, mas ele não pede nada de você. Você pode ler literatura, mas não há imperativos, nem declarações e nem explicações, embora possa ter uma lição para ensinar o que pode ou não pode ser feito.
Você pode ler a ciência, mas ela não faz exigências alguma sobre você.
Você pode ler um livro de receitas e ele lhe dá uma receita, mas ele não diz que você tem que cozinhar. Não há exigência de você fazer um bolo de chocolate ou aquele prato.
No entanto, a Palavra de Deus é um comando. É uma trombeta. É um apelo para a ação. “Ela diz que aquele que crê no Filho tem a eterna vida, e aquele que não crê no Filho não verá a vida; mas a ira de Deus permanece sobre”.

Quais os resultados na vida daqueles que amam e buscam a sabedoria de Deus?

A lei do Senhor é perfeita, ela não tem falta de nada. Pedro disse que tudo o que diz respeito à vida e piedade Deus nos deu em sua palavra.
Quem pratica a palavra de Deus, não tem falta de nada.
Quem obedece a Palavra de Deus vive um padrão de vida muito elevado.
Deus tem chamado os seus filhos para um nível superior, ele tem objetivos mais nobres que os outros homens.
Provérbios 1.33 - ”mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal."
Também, um dos efeitos que a busca pela sabedoria de Deus produz na nossa vida é a firmeza nas Escrituras que somente aqueles que praticam os seus ensinos podem experimentar.
Os praticantes da palavra tem firmeza de caráter. Eles não são inconstantes ou indecisos, não tem o coração dividido.
Eles são firmes na Doutrina e na pratica, na palavra, no trato, no procedimento e na fé pois eles procuram todos os dias praticar a palavra.
Por fim, O crente que pratica a palavra de Deus, é mais que feliz, é abençoado em tudo o que faz.
Deus disse a Josué que ele seria bem sucedido, se ele tivesse o cuidado de fazer tudo quanto estava escrito. Todas as bênçãos de Deus estão condicionadas a nossa obediência a sua Palavra.

CONCLUSÃO

A Triste História do grande navio Titanic, lembra o perigo da vaidade do ouvir e tragédia do não fazer.  Em 1912 o poderoso e aparentemente invencível Titanic estava em sua viagem inaugural.
O operador de rádio do navio havia recebido uma mensagem de outro navio que havia icebergs na área.Infelizmente, o operador de rádio colocou a mensagem sob um peso ao lado de seu cotovelo e continuou com seu trabalho.
E assim a palavra de perigo iminente nunca alcançou o capitão, e este pequeno detalhe levou à perda de 1500 vidas; quando o navio atingiu um iceberg e se partiu ao meio. Informações sem ação pode resultar em destruição.
Ouvir a Palavra e não praticar pode levar a destruição não somente de quem não pratica, mas também de todos os que estão ao seu redor, principalmente sua família.
É fundamental assimilar esse principio!
Aproveito para abrir aqui um parentese importante, pois a sua vida bem como a minha possui um potencial enorme de propagarmos a glória de Deus apenas pelo exemplo que damos como praticantes da Palavra.
Paulo colocou o mesmo pensamento com uma fraseologia semelhante: 2 Co. 3. 2-3:“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração”.
As pessoas a nossa volta, assim como mundo de hoje, não estão lendo a Bíblia, mas eles estão lendo você.
Muitos discutem qual a melhor tradução da Bíblia para se usar. Saiba que você é a melhor tradução da Escritura e Deus quer te usar para convencer os pecadores. Nossa vida é a melhor exegese dos textos originais.
O Evangelho é traduzido um capítulo por dia na sua linha do tempo, por ações que você faz e por palavras que você diz. As pessoas lerão o que você vive, se é falso ou verdadeiro, você vai provar para eles o que é o evangelho de acordo com a maneira que você vive.
Temos de ouvir de novo as palavras de Tiago: "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes" (Tiago 1:22).
Quando eu era mais novo, eu achava que eu encontraria todas as repostas, depois de muito tempo estudando e lendo. Hoje sou mais velho, e não sei tanto quanto deveria saber e sinto que sei menos agora, do que eu achava que ia saber.
Mas tenho chegado à conclusão de que como ser humano finito, eu não tenho a capacidade para compreender totalmente o que é infinito e eterno.
 Eu também aprendi que o mais importante não é ganhar mais conhecimento sobre os mistérios da vida, mas colocando em prática o que Deus me disse claramente na sua Palavra.
O que mais importa; não é saber mais, mas colocar em pratica o que eu já sei. Isto vai decidir o tipo de pessoa que Deus quer eu seja.
Podemos pensar em Mateus 13. A Parábola da semente. A semente é a Palavra de Deus, esta semente cai na terra, mas se a terra não abraçar a semente, os passarinhos virão e pegarão a semente.
A semente não tem chance de crescer e dar frutos; mas quando a semente cai na boa terra, e a terra guarda a semente, ela cresce e dá frutos!
Produz trinta, sessenta ou cem. Nós devemos agir assim. Devemos ouvir a Palavra de Deus, aceitá-la e guardá-la no nosso coração; devemos meditar sobre o que ouvimos e aplicar nas nossas vidas; devemos praticar o que ouvimos.
E como Tiago diz: Mas aquele que considera atentamente, na lei perfeita, e nela persevera! Então não se deve somente ouvir, MAS: guardá-la e permanecer nela!
Devemos continuar estudando a lei. Não por um momento só, mas continuamente.
Que Deus nos abençoe!

Ministrado por:
Pr, Alysson Diniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário